Qual é o futuro do marketing digital? A chegada do ano é, sem dúvidas, um momento de reflexão e balanço dos últimos meses. E o marketing digital, certamente, não é a mesmo de 10 anos atrás.

Além das mudanças nas estratégias, materiais e no próprio comportamento da sociedade, por exemplo, precisamos levar em consideração o aumento da concorrência.

Talento, formação, pressão, tecnologia, pressão financeira e ainda as demandas do consumidor. Tudo isso segue mudando rapidamente.

Negócios de pequeno e médio porte ganhando cada vez mais espaço e uma versatilidade surpreendente no mercado. Não existe mais uma receita pronta.

Assim como não existe uma fórmula mágica ou uma receita pronta no marketing digital, não há como prever o futuro.

Entretanto, com base em análises e pesquisas, é possível oferecer uma perspectiva para os próximos anos. E é isso que vou apresentar para você!

Mas, antes disso, corra lá no Instagram e me siga para acompanhar as dicas e insights valiosos que eu deixo lá diariamente. Eu transformei a minha empresa em um negócio de sucesso nos Estados Unidos e quero ajudar você a alcançar o sucesso do seu negócio! Tudo pronto? Vem comigo!

Onde tudo começa: as agências digitais

Para entender o futuro, é preciso compreender o presente e como ele tem funcionado. A Rock Content, em parceria com a RD Station, realizou uma pesquisa com mais de 1440 respostas para entender como as agências têm operado no Brasil e como elas se entendem.

Como a agência se define

A área de atuação é fundamental para compreendermos qual é o futuro das agências. De acordo com a pesquisa, 41,44% das agências se entendem como agência de comunicação, enquanto 5,25% se apresentam como agência de marketing digital e 19,41% como full service. E você, como se define?

Tempo de atuação

Esse aspecto é fundamental, sobretudo, para entender o tempo de maturidade dos negócios. Surpreendentemente, 21,41% disseram que atuam há mais de 10 anos no mercado. Entretanto, a maior porcentagem, 27,56% está no mercado entre 1 e 3 anos, enquanto 16,16% começaram seu negócio em menos de 1 ano.

Equipe

Com uma demanda cada vez maior e mais diversificada, 34,74% das agências afirmaram ter entre 6 e 25 funcionários, enquanto 32,04% atuam com um número de colaboradores entre 2 e 5. Esses dados refletem a necessidade por profissionais especializados para atender clientes cada vez mais exigentes.

Nichos

É cada vez mais comum que agências se especializem em nichos específicos. Os que se sobressaíram na pesquisa da Rock Content foram:

  • Tecnologia
  • Saúde
  • Ecommerce
  • Educação
  • Imóveis
  • Indústria
  • Turismo

Os serviços mais comuns

Dentro de uma agência de Marketing Digital, é comum que sejam oferecidos diferentes serviços. Dentre eles, se destacam:

  • Gestão e monitoramento de mídias sociais
  • Marketing de conteúdo
  • Compra de mídia digital (Google Ads, Facebook)
  • E-mail marketing
  • Desenvolvimento de site ou blog
  • SEO/SEM
  • Criação de landing pages
  • Automação

Qual é o futuro do marketing digital e o que esperar para 2020?

Com base nos dados da pesquisa e de uma análise do mercado nos últimos 10 anos, podemos, então, esperar no futuro do marketing digital alguns insights, como:

  • Aumento da dinâmica: com novas receitas, novas estratégias, novos produtos, novas categorias.
  • Criatividade: grandes ideias e inovações. Marketing Digital cada vez mais ágil, focado e responsivo.
  • Coragem: para aproveitar melhor o futuro, os empreendedores precisarão de coragem para arriscar novos lugares e espaços. É preciso estar com a mente aberta para se destacar no mercado.
  • B2C: essa já é uma realidade no mercado que atua diretamente com a empresa que atua com o consumidor final. No futuro, esse tipo de negócio continuará se consolidando.
  • Dados: é preciso estar atento aos dados! Fazer métricas, acompanhar estratégias, resultados e, sobretudo, criatividade para interpretar esses dados. Esse último será o seu diferencial!

Uma agência pode te levar ao sucesso, mas existem prós e contras:

Quando criamos um negócio e não temos a menor noção sobre marketing digital, normalmente buscamos uma agência.

Entretanto, você precisa ter em mente que existem inúmeras empresas e profissionais não qualificados no mercado. Por isso, a recomendação é verificar sempre as avaliações, história de empresa e escolher sua parceira com cautela.

Com todo esse avanço no marketing digital, deixo aqui os prós e os contras de uma agência no futuro do marketing digital:

PRÓSCONTRAS
Necessidade cada vez maiorFalta de familiaridade dos administradores de um negócio
Diversidade e inclusãoTempo de descoberta
Especialização e criatividadePreços variáveis

Se você tem um negócio, não importa se pequeno ou grande, e está pensando investir em marketing digital, mas ainda se sente seguro em relação a qual caminho seguir, confira o artigo que escrevi sobre fazer marketing digital sozinho ou contratar uma agênci.

Gostou do artigo sobre o futuro do marketing digital e quer se aprofundar? Confira, então, as tendências do marketing digital em 2020 e fique ligado no que está em alta para sair um passo à frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat