Na primeira etapa da implosão da Perimetral, em novembro, o cineasta Andrucha Waddington e o artista plástico Vik Muniz registraram tudo de perto. De perto não, de muito perto. Filmaram quase de dentro da explosão.

Mas nenhum dos dois correu risco, é bom que se diga, nem sequer teve as roupas polvilhadas pela poeira dos escombros. As imagens “impressionantes”, como define Andrucha, serão usadas numa instalação de arte sensorial, concebida pelos dois, em fase de finalização.


Drone em ação
Foto: Arquivo
Drone em ação Foto: Arquivo

As tomadas aéreas e rasantes sobre o estouro só puderam ser feitas com uma câmera de cinema acoplada a um drone, apelido pelo qual ficaram conhecidos os veículos aéreos não tripulados (Vants), espécie de aviãozinho de controle remoto com suporte para carga que é a ferramenta da vez na captação de imagens para produtos culturais. Ainda sem legislação de voo específica no Brasil, o drone foi alvo de polêmica nos últimos dias, quando se cogitou que um deles poderia ter provocado o acidente aéreo que vitimou o candidato do PSB à Presidência Eduardo Campos, na última quarta-feira. A hipótese foi descartada pelas investigações.

Originalmente usados como máquinas de guerra, em espionagens e bombardeios, os drones tiveram seu uso civil popularizado e passaram a servir à fertilização de plantações, ao monitoramento de animais selvagens e a medições de terrenos. Em experimentos mais excêntricos, já foi testado até para entrega de pizza nos EUA.

Nas expressões artísticas, seus usos têm se multiplicado pelo mundo. Lançado no fim do ano passado, o clipe da música “Entertainment”, da banda de indie pop francesa Phoenix, foi feito com um único plano-sequência aéreo do Palácio de Versalhes. A cantora de hip-hop M.I.A. usa vários deles no clipe de “Double bubble trouble”, divulgado em maio. Em Nova York, o artista urbano Ketsu já usa drones para grafitar por controle remoto. Em Tóquio, há um grupo de dança contemporânea que usa drones como “bailarinos”.

Fonte: https://oglobo.globo.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress
WhatsApp chat
Share via
Copy link