O ano de 2019 foi importante para o mercado de marketing digital. Olhando para trás, é possível notar que as empresas estão cada vez mais cientes da importância das redes sociais e das produções audiovisuais para maximizar alcance e engajamento do público. 

Neste período, é possível esperar mudanças na dinâmica de relacionamento entre as empresas e usuários e a exploração de recursos – que muitas vezes eram colocados de lado. 

Abaixo, confira cinco tendências de marketing digital para 2020: 

Influenciadores
O Instagram vem se mostrando a melhor plataforma para a realização de campanhas com influenciadores. Portanto, a questão não é mais se as marcas devem “correr atrás” de influenciadores, mas, sim, como usá-los da melhor forma possível.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Mobile Marketer, 93% das colaborações ocorreram por meio da rede social em 2018.

Entretanto, a simples presença dessas figuras não é o suficiente para criar uma campanha de sucesso. As marcas precisam fortalecer os seus setores de criação, dando liberdade para os seus profissionais serem cada vez mais criativos.

Conhecer o público e a personalidade do influenciador é outro ponto de suma importância. Com essas informações em mãos, é possível adaptar a campanha de modo que ela atinja uma maior performance.

Inteligência artificial
Anos atrás, muitos profissionais da publicidade jamais cogitariam mandar uma máquina para fazer um “job” de marketing. Entretanto, os tempos mudaram e os avanços tecnológicos permitem que os robôs possam ir além dos chatbots no estilo “Como posso te ajudar?”.

É possível explorar tecnologias que vão desde o reconhecimento de voz até a criação de personas completas. Sozinhas, elas podem realizar todo o processo de atendimento ao cliente. Assim, é possível tornar a experiência do usuário mais personalizada e até mesmo poupar tempo e recursos da empresa.

Outra tendência vanguardista, como o reconhecimento facial, também pode ser explorada pelo profissionais de marketing. Basta ter em mente público-alvo e produto e inovar na aplicação das plataformas.

Instagram Stories
Instagram Stories evoluiu de uma reprodução dos recursos do Snapchat para uma ferramenta indispensável para as marcas.

Apesar de fazer mais sucesso com os jovens, o Stories consegue agradar os usuários de todas idades e classes sociais. Entretanto, a principal vantagem se encontra no seu modelo.

É possível integrar no Stories recursos como hashtags, marcações, enquetes e até mesmo publicações tradicionais da rede social. Tudo isso pode ser compartilhado pelo usuário de forma simples e rápida.

As oportunidade são ilimitadas: é possível redirecionar os usuários para sites, exibir os produtos em ação, anunciar notícias ou sorteios, se associar a influenciadores, etc.

Outro ponto forte é a periodicidade. O Stories só reproduz o conteúdo por um período máximo de 24 horas – com a possibilidade de destacar a história no menu principal. Por conta disso, as campanhas podem ser feitas de forma mais livre, evitando a poluição visual que postagens do tipo fariam no feed da empresa.

A chave é combinar conteúdo de entretenimento com anúncios mais informativos e atrair o público para a campanha.

Privacidade e transparência
A produção de anúncios sob medida é algo benéfico tanto para a empresa, quanto para o consumidor. E o grande público concorda com isso – desde que as marcas não abusem do seu poder.

Escândalos como o vazamento de dados pelo Facebook, por exemplo, levou a novas demandas por parte dos consumidores. O público pede por mais transparência e ética no uso de suas informações.

Ao invés de simplesmente abandonar o uso desses dados, é possível deixar claro para a audiência como foram obtidos e de que maneira a empresa planeja usá-los.

Tramissões ao vivo
Tomar vantagem dos vídeos ao vivo em redes sociais se tornou um ponto chave para as marcas nos últimos anos, o que deve seguir forte em 2019.

De acordo com relatório divulgado pelo Facebook, o tempo médio gasto pelos usuários na ferramenta Facebook Live quadruplicou em apenas um ano. Atualmente, um em cada dois vídeos são feitos ao vivo na rede social.

As marcas podem aproveitar esse recurso de diversas formas. É possível mostrar o dia a dia nos escritórios da empresa, exibir conferências e eventos, demonstrações de produtos, realizar entrevistas e muito mais.

Essas interações ao vivo adquirem um aspecto mais pessoal para o público, permitindo que perguntas e respostas sejam feitas na hora de forma completamente gratuita. Dessa forma, mesmo não estando fisicamente próximos, marca e consumidor conseguem travar uma relação mais íntima.

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