Quando um site ou e-commerce é lançado, o proprietário tem como objetivo atingir seu público, afim de conseguir vender seu produto ou serviço. Partindo desse princípio, é realizado um plano de marketing, que auxiliará nas melhores estratégias para obter engajamento com o público-alvo através dos mecanismos de busca, como o Google e outros buscadores.
Essas estratégias incluem o trabalho de otimização do site, onde irá trabalhar com SEO e para focar em campanhas juntamente com o patrocínio de links no Ads, sendo esses dois componentes fundamentais para o chamado Search Engine Marketing (SEM), que nada mais é do que um conjunto de ações de marketing responsável por promover sites nos buscadores.
Como é de conhecimento geral, o Google é o maior buscador da internet. Segundo uma pesquisa publicada no site da Exame, em 2017, o Google é o site mais acessado do mundo. Devido a isso, investir em marketing de busca é a melhor estratégia para deixar seu site em evidência, seja através de links patrocinados (Ads) ou da otimização para mecanismos de busca (SEO).
A questão é que o Ads e o SEO são ferramentas valiosas no Marketing Digital, possuindo particularidade e semelhanças que podem ser usadas juntas ou separadas na hora de engajar seu negócio. Mas antes de qualquer coisa é importante saber exatamente como cada uma das ferramentas funciona antes de incrementa-la ao seu negócio.
Google Ads
O Google Ads trabalha através da exibição de anúncios pagos em sua Rede de Pesquisa (próprio Google) ou na Rede de Display que são Google AdSense (site de parceiros), Shopping, Gmail e Youtube.
Todos os acessos são pagos. Esse recurso costuma aparecer rapidamente para o anunciante, pois não dependem das análises dos robôs do Google para aparecerem bem colocados, somente das palavras-chave que os usuários utilizam na busca.
Esse método dá ao anunciante a opção de pagar quando alguém clicar em seu anúncio (custo por clique, CPC) ou quando as pessoas visualizarem o seu anúncio (custo por mil impressões, COM). Funcionando como um grande leilão, onde o valor investido determina qual será sua posição no buscador.
O Google Ads apresenta diversas funções, regras, automatizações e é muito diferente do Google Ads Express. Tanto é, que o Google fornece treinamentos, avaliações e certificações para empresas capacitadas a manipularem a plataforma. É de extrema importância possuir um site com alto índice de qualidade, combinado com uma campanha bem estruturada para não jogar seu dinheiro fora.
SEO
Search Engine Optimization, ou apenas SEO, trabalha com a otimização do site de uma maneira mais “amigável”. Para que isso aconteça, é feito um aperfeiçoamento nos códigos do site, imagens, estrutura, navegação, conteúdo e no aumento da presença na internet, conferindo autoridade ao site.
Se comparado ao Google Ads, os resultados são mais lentos, uma vez que é necessário passar pela avaliação dos robôs do Google, que irão analisar a otimização do site para que ele suba no ranking do buscador, através de um processo que pode levar dias ou até meses.
Ads x SEO
Depois de definir cada uma das ferramentas, ainda surge a dúvida: qual dará mais visibilidade ao meu site?
Vamos compara-las e ver qual se encaixa melhor na estratégia de marketing para o seu segmento.
– Ads é uma ferramenta de divulgação exclusiva do Google, atuando apenas em serviço com esse buscador. Por outro lado, o SEO é aplicável para todos os buscadores;
– O Ads funciona de forma paga, enquanto o SEO trabalha de maneira orgânica, ou seja, gratuita;
– Com Ads você pode direcionar muitas palavras-chave ao mesmo tempo, enquanto com SEO você precisa se concentrar em algumas para obter os melhores resultados;
Ainda não sabe qual o melhor para sua empresa? Sinceramente? Os dois!
Para obter uma boa estratégia de marketing de busca as duas ferramentas se complementam, aumentando gradativamente os usuários interessados no conteúdo, produtos e serviços oferecidos.
Antes de qualquer coisa é importante manter um bom trabalho de marketing digital, para que essas duas estratégias sejam executadas da melhor forma.
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