Por mais atualizados que estamos hoje em dia, acaba sendo até estranho falar sobre Online e Offline, o maior desafio de hoje em dia para os varejistas seria a integração desses dois. Uma pesquisa da Forrester, encomendada pelo Google, mostrou que o digital já é de suma importância na compra para o consumidor, 19% das vendas totais, desconsiderando alimentos e bebidas, off-line já são bastante influenciados pelo online. Somando 165 bilhões de reais até o final de 2016 e até 2021 e crescendo cada vez mais, chegando a 32% das vendas. Quando combinamos esse número com as vendas totais do e-commerce esse percentual de influência é ainda maior, sendo 25% em 2016 e 42% até 2021.
Consequentemente a partir do crescimento do consumo e novos compradores online o e-commerce irá dobrar sua participação no faturamento nos próximos 5 anos, crescendo em média 12,4% ao ano até 2021, um total de 85 bilhões de reais.
O amadurecimento do setor online fará com que ampliem seu consumo em uma variedade maior de categorias. Um outro fator para o crescimento da receita do e-commerce virá de novos consumidores online.
O futuro do varejo irá depender da integração entre canais online e off-line, destacando a experiência para mobile com sua influência crescendo quase diariamente. Estudos apontam que até o final de 2016 19% das vendas serão feitas em dispositivos moveis e em 2021 irá para 41%
Fazendo estudos a parte o Google monitora o comportamento dos consumidores e foi concluído que os consumidores multicanal gasta 40% a mais do que os consumidores que compram somente em um canal.
Atualmente 6 a cada 10 vendas são precedidas pela internet, e a previsão é que 2021 essa influência da web será ampliada para 8 a 10 vendas.
Gráficos retirados do site: http://cio.com.br/