Já ouviu falar sobre Google meu Negócio? Certamente sim, porém se você nunca ouviu falar e muito menos sabe do que se trata, muito provavelmente, você está perto de descobrir, algo me diz que se o seu objetivo ao chegar aqui não foi diretamente descobrir o que é o Google meu Negócio, talvez o que você procura esteja ligado diretamente ao assunto.

Pensando no que abordar logo me veio em mente algo relativamente novo, mas totalmente focado para quem tem seu negócio, seja virtual ou físico e que pretende ganhar relevância e atrair cada vez mais clientes usando uma ferramenta simples, é claro, estou falando do Google meu Negócio.

O que é o Google Meu Negócio?

Vamos com calma, começaremos entender o que é e quais são as funcionalidades dessa ferramenta que pode te ajudar dar um upgrade em seus negócios. Bora?

Seu nome original na língua inglesa é Google My Business, trata-se de um conjunto de ferramentas e funcionalidades que o Google compilou de forma gratuita, tendo como objetivo principal facilitar a divulgação de seu negócio online e possibilitar que você consiga aumentar o seu alcance e interação com seu público alvo.

Google-meu-Negócio

Se você acha que se trata de novas ferramentas, você está enganado! O que aconteceu foi que todas as suas funcionalidades já existiam, porém de forma solta e espalhadas em diversas plataformas, como o Google Places ou nas páginas do Google+, visando sempre facilitar a vida do usuário, o Google meu Negócio chegou para otimizar e tornar simples o uso e o acesso dessas ferramentas.

Você pode estar com uma dúvida bastante pertinente e mesmo que isso não tenha surgido em sua mente, me sinto no dever de te explicar um pouco mais sobre isso, assim a sua visão se ampliará sobre como a ferramenta é útil. A questão é a seguinte: Para quem o Google Meu Negócio se destina? Eu respondo:

  1. Negócios Locais: Escritórios, farmácias, academias, lojas de cosméticos, restaurantes, dentre outros que se encaixam como anunciantes com finalidade de captação de público
  2. Negócios Online: e-commerce, blogs e sites também podem utilizar a ferramenta, dependendo da estratégia usada pode ser algo bastante útil. A ferramenta possibilita uma melhor visualização do endereço e horário de funcionamento de seu negócio.

Já ouvi muitos questionamentos em relação à importância e as vantagens da utilização do Google Meu Negócio. Para mim elas são inúmeras, pois a cada tipo de negócios, seja on ou offline existe uma estratégia e uma forma diferenciada de uso, dependendo de qual objetivo você deseja alcançar.

Decidi resumir então, o que pra mim são os quatro pilares fundamentais no uso dessas ferramentas disponibilizadas por meio do Google Meu Negócio.

Vou tentar te explicar de forma bastante objetiva e simplificada as vantagens desses quatro pilares.

  1. Estatísticas: A ferramenta lhe permite acessar todas as informações referentes a pesquisas, visitas e navegabilidade que sua página oferece, ou seja, você tem uma visão privilegiada de que seu público está buscando e assim pode adaptar o seu negócio para as preferências do seu público, os fidelizando e consequentemente atrair e conquistar novos clientes.
  2. Interação: Através da ferramenta você pode receber diretamente em sua página, comentários de quem já utilizou o seu serviço, ou seja, você consegue extrair informações sobre o desempenho qualitativo de seu atendimento, fornecimento de produtos, serviços prestados, dentre outras coisas que te ajudam a gerar um feedback direto do consumidor final. Você ainda pode respondê-los para resolver possíveis problemas, esclarecer dúvidas, ouvir sugestões, e diversas outras questões que tornam sua comunicação e sua presença mais próxima de seus clientes.
  3. Presença Digital: Quando iniciar o uso da ferramenta, você automaticamente criará uma página de seu negócio no Google +, isso é um detalhe muito importante, pois será o seu canal de compartilhamento de informações com seus seguidores, quem procurar pelo seu negócio poderá ver todo tipo de informação que seja de seu interesse compartilhar, como por exemplo, fotos de seu estabelecimento comercial (Se for o caso), promoções, eventos, horários especiais de funcionamento ou qualquer tipo de informação que você julgue melhorar o desempenho e a comunicação com seu público alvo.
  4. Atualizando seu Negócio: Todos sabem que manter atualizados os seus clientes e interessados é fundamental para conseguir um bom engajamento. No Google Meu Negócio atualizar as informações é de extrema importância para otimizar os resultados das buscas e dos mapas que são gerados através do Google, então não se esqueça de manter sempre atualizado o seu endereço, CEP, telefone e horário de funcionamento, assim você estará presente cada vez mais nos resultados das buscas, melhorando a sua captação de possíveis consumidores.

    Fonte: Academia do Marketing

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