Nos anos 90, assessores de imprensa dependiam de telefones e dos correios para fazer chegar as notícias de seus clientes aos jornalistas, e era muito comum datilografar o press release, fazer cópias e entregar pessoalmente o texto nas redações. Com o surgimento da internet e todo esse trâmite passa a acontecer por e-mail, por volta dos anos 2000.
Hoje, 20 anos depois, com um simples celular, de qualquer lugar do mundo, o assessor de imprensa distribui releases por e-mail, os publica no site do cliente compartilhando o link nas mais diversas redes sociais, bem como acessa seus contatos através de aplicativos como o WhatsApp.
Se, há alguns anos, o papel do assessor de imprensa já era questionado para se tornar mais estratégico, em uma sociedade hiperconectada como a de hoje essa necessidade é ainda maior. Na segunda década desse milênio esse diferencial “estratégico” do papel da assessoria passou a ser uma questão de sobrevivência.
Com o aumento da demanda dos canais de comunicação, é possível notar uma forte tendência de crescimento, por parte de algumas empresas, na profissionalização da Comunicação Empresarial. É fundamental ter um profissional habilitado na função para executar esse trabalho. O cliente não tem tempo para fazer e, muitas vezes, sem experiência no assunto, ao tentar operacionalizar as ações de comunicação, acaba comprometendo e colocando em risco a imagem e reputação da empresa ou marca.
Hoje, a atividade vai muito além da produção e disseminação de textos jornalísticos para imprimir a credibilidade necessária. As agências precisaram ampliar os serviços, com um olhar 360º, sem deixar de monitorar tudo que é mencionado da marca pelo público externo e interno.
O assessor de imprensa 4.0 deve ser capaz de assimilar todas essas mudanças e, ao mesmo tempo, agir rapidamente, com precisão e transparência, diante dos diferentes tipos de comunicação– mídia impressa, online e mídia social.
Em resumo, as agências de comunicação precisam, mais do que nunca, ter olhos de águia para administrar todas as mudanças e, além disso, entregar ao cliente sempre o melhor, com credibilidade. A jornalista Beatriz Destefani, jornalista da Digital Trix, enumerou alguns desafios que devem ser considerados por quem está entrando nesse mercado 4.0 da comunicação:
1. Fique de olho nas novas tendências: Nos dias atuais, é muito comum encontrarmos notícias e textos relacionados ao “boom” da Indústria 4.0. Um profissional de relações públicas precisa ficar sempre atento às novidades que o setor traz. Para isso, é importante que siga os principais portais ou blogs da área industrial e tecnológica para dominar o assunto e, futuramente, usar como sugestão de pauta para o cliente.
2. Conteúdo relevante: Muitas vezes um conteúdo factual pode se tornar algo relevante para um determinado veículo de comunicação. Um bom profissional de Relações Públicas tem que adaptar a matéria de maneira que consiga alcançar uma boa exposição em mídias importantes do setor, sem cair na mesmice. Dessa forma, como já citado acima, vale ao RP se atualizar sempre, através de leituras relacionadas ao setor, e levar em consideração que, mesmo com a nova transição do jornalismo, o meio impresso ainda é uma oportunidade que não pode ser esquecida.
3. Multiplataformas da comunicação: Nada melhor do que ler um texto claro e que não nos deixe com dúvidas. Press release, artigo opinativo, sugestão de pauta, sugestão de fonte e pautas de dicas são algumas ferramentas que facilitam a divulgação por um profissional de RP e, quando escritos de maneira correta e atrativa ao leitor, conseguem um retorno satisfatório. Um mesmo tema pode ser aproveitado de diversas maneiras atingindo resultados diferentes. Por exemplo: um assunto trabalhado em forma de press release conseguiu a exposição em uma TV e, quando trabalhado em forma de pauta de dicas, foi publicado em diferentes portais.
4. Saiba contar as histórias: Para que a história do cliente se torne atrativa, a primeira coisa a ser feita é descobrir que público ele atinge (ou “qual é o seu público alvo.”). Geralmente, clientes ligados à área de indústria e tecnologia preferem sair em portais mais técnicos, TVs ou grandes jornais, dependendo do assunto. Por isso, conte a história da empresa ou do cliente de uma forma criativa e que atraia o jornalista. Caso for algo muito técnico ou específico, torne a leitura leve e descontraída para quem está lendo, mesmo que seja uma pessoa leiga no assunto.
5. Venda seu cliente como sugestão de fonte: Como já citado acima, é sempre importante que o profissional de relações públicas fique atento às novidades que o mercado traz, além de saber quais as pautas a mídia estão trabalhando naquele momento. Assim, quando os principais veículos de comunicação abordarem um determinado assunto, o profissional de relações públicas pode montar uma sugestão de pauta, colocando o especialista (no caso o cliente) para comentar e dar sua opinião técnica e especializada sobre o tema.
Fonte: PreloComunicação
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