Para aumentar as suas vendas na internet você precisa saber se as páginas do seu negócio estão saudáveis. E o Google Search Console é o serviço ideal para isso.
Eu não quero te assustar, mas a verdade é que as suas páginas ou o seu site podem ter problemas que você nem sabe.
Isso pode atrapalhar o posicionamento da sua página na pesquisa do Google e isso é uma desvantagem porque ele é o maior site de buscas do mundo.
O Google responde sozinho por 90.46% do mercado. São mais de 63.000 pesquisas por segundo!
Ou seja, aparecer nos primeiros resultados da pesquisa significa aumentar a visibilidade das suas páginas, o que leva a um aumento de audiência e clientes para o seu negócio.
Isso quer dizer que resolver os problemas das suas páginas vai ajudar o seu produto a ser visto por mais pessoas.
E alcançando mais gente você também aumenta as suas chances vender mais.
Então, para aproveitar essa oportunidade e ficar bem posicionado na pesquisa do Google você precisa descobrir o que precisa ser melhorado no seu site ou nas suas páginas.
O que é o Google Search Console?
Google Search Console é um serviço gratuito oferecido pelo Google para te ajudar a monitorar e melhorar a presença das suas páginas nos resultados de pesquisa.
Até 2015, ele se chamava Webmaster Tools, mas o nome mudou justamente para atrair outros usuários.
Já que qualquer pessoa que tenha um site ou seja responsável por uma página na internet pode se beneficiar das vantagens que o serviço oferece.
Em dezembro de 2018, foi lançado o novo Google Search Console que alterou e otimizou o funcionamento de alguns recursos.
Contudo, algumas funcionalidades ainda não foram migradas e por isso os dois serviços seguem funcionando.
A recomendação do Google é que você utilize a versão mais recente do Search Console, sempre que a funcionalidade estiver disponível nele.
Porque o objetivo da empresa é fazer a migração completa e abandonar de vez a versão antiga, apesar de ainda não existir uma data para que isso aconteça.
Na prática, ele te ajuda a entender como o buscador vê o seu conteúdo e resolver os problemas encontrados.
Se você utiliza estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing, esse serviço é fundamental.
Isso porque ele te permite ajustar o SEO das suas páginas, ou seja, otimizar o seu conteúdo para ser encontrado pelos mecanismos de busca e ficar nas primeiras posições da pesquisa.
Com o Google Search Console, você consegue saber quais são as pesquisas que levam mais gente para o seu site e conhece o desempenho e o tráfego das suas páginas.
Outra vantagem é acessar a indexação e o rastreamento diretamente do índice do Google.
Na prática a indexação é como organizar uma biblioteca, você pega um livro de uma caixa, lê o título e coloca ele na estante perto de outros volumes com um tema parecido.
Assim, quando precisar, você consegue encontrar o título com facilidade.
Para que seu site seja encontrado nas buscas, é a mesma coisa, o seu conteúdo precisa estar no índice de pesquisas do Google.
Com o Search Console é como se você pedisse diretamente ao Google para colocar a sua página no índice dele, da mesma forma que você coloca um livro na prateleira da estante.
Solicitar o rastreamento é necessário quando você modifica ou coloca um novo conteúdo na sua página.
É como se você pedisse ao Google para acrescentar alguns capítulos em um dos livros que já estão na estante, ou substituir por uma versão atualizada.
Com esse relacionamento mais direto entre a sua página e o Google, você sabe exatamente o que o Google busca e valoriza na hora de ranquear uma página e pode otimizar sua produção para conseguir mais tráfego orgânico.
Você recebe, inclusive, alertas por email quando algum problema é identificado na sua página.
Para que serve o Google Search Console?
Ao disponibilizar esse serviço de forma gratuita, o Google quer melhorar a experiência dos usuários que estão buscando uma informação na plataforma.
Além de orientar e ajudar quem gerencia uma página ou site para aumentar a qualidade e relevância das próprias publicações.
O Google possui, inclusive, conteúdos voltados para cada tipo de usuário. Como mostrado na imagem aqui de cima.
A página de visão geral do Google Search Console mostra um resumo do seu desempenho na pesquisa google.
Lá você pode ver um resumo das suas métricas e notificações mais importantes.
Entre elas estão o desempenho na pesquisa, a cobertura do índice (o lugar onde você vê o status de todas as suas URLs que o Google visitou ou tentou visitar) além das métricas de usabilidade em dispositivos móveis.
Ou seja, você vai saber como o Google enxerga a sua página, além de identificar quais são os pontos que precisam ser melhorados.
Fonte: klick pages