As escolas de jornalismo ensinam com ênfase aos universitários de que os assuntos de marketing e publicidade não devem pautar a produção noticiosa, sob pena de prejudicar a qualidade da informação. O predicado maior do jornalismo é a credibilidade. Eis que este é aspecto central que torna a geração de conteúdos um recurso de marketing, desde que empregado com planejamento e estratégia apropriados.
Enquanto a publicidade estimula a venda e a fixação de marca, o jornalismo produz informações que contribuem para que as pessoas se posicionem quanto ao consumo de um produto ou marca. Este é o jornalismo institucional ou empresarial, importante instrumento de apoio ao plano de marketing. Ele, a exemplo do jornalismo da grande imprensa, pauta pela verdade e sobriedade, afastando-se dos adjetivos e qualificativos tendenciosos. Seu estilo sóbrio fundamenta sua credibilidade.
Inclusão do jornalismo nos projetos de marketing
O desafio de conquistar consumidores está cada vez maior. O mercado é composto por pessoas com muitas informações disponíveis, o que as em tornado mais exigentes. É neste contexto que se insere o jornalismo empresarial como uma ferramenta de marketing, inclusive nas plataformas digitais. Um consumidor informado decide com mais convicção, e tende à fidelização, se aquilo que ele conhece sobre uma marca ou produto corresponde à verdade.
Porém é muito importante considerar que a persuasão da informação deve ser construída com fatos e leveza. A notícia deve ser verdadeira. Adicionalmente deve ser ressaltado que o desenvolvimento de conteúdos jornalísticos com finalidade mercadológica deve observar um criterioso roteiro de valores e interesses do público-alvo, a fim de atrair a atenção dos leitores.