Quando se fala em marketing digital, quais são os serviços que vêm à sua mente? Embora muitos associem esse tipo de trabalho apenas à divulgação em redes sociais, a lista de possibilidades é muito extensa.
Desde a criação de um site, passando pela alimentação de um blog com conteúdo, até o planejamento e as ações de marketing propriamente ditas há muita coisa a ser feita.
É comum que muitas empresas nem sequer saibam todas as possibilidades que existem e, por isso, nada melhor do que listar as principais que podem ser usadas pela sua companhia.
1. Criação de sites
Um site é o ponto de partida para a sua empresa marcar presença no mundo digital. Se a sua companhia não é predominantemente online, ainda assim é importante que ela disponibilize as informações básicas sobre como ser encontrada pelos clientes.
Boa parte dos usuários hoje fazem pesquisas antes de sair às ruas para comprar e, por essa razão, garantir que a sua empresa apresente as informações necessárias é o mínimo para que ela seja considerada nas buscas. Um site de qualidade demonstra o profissionalismo da marca e não deixa dúvidas nos usuários antes de considerá-la.
2. Produção de conteúdo para blogs
Uma das formas de atrair público para o seu site é por meio da publicação de conteúdo inéditos e exclusivos de temas relacionados à sua área de atuação. Uma empresa de alimentos, por exemplo, pode oferecer receitas que levem na composição o uso dos seus produtos.
O chamado “conteúdo orgânico” é uma das principais formas de atrair visitantes para o seu site. A partir do momento que eles visitam o seu conteúdo e conhecem mais sobre a empresa, aumentam as chances de que eles se tornem clientes futuramente. Além disso, sua empresa passa a ser referência em determinados assuntos.
3. SEO – Search Engine Optimization
Um bom site e bons conteúdos não são suficientes para ranquear bem nos sites de busca. Isso porque há muitas empresas fazendo a mesma coisa e a concorrência em determinadas áreas é bastante acirrada. É aí que entra em cena a Search Engine Optimization (SEO).
Cabe aos especialistas de marketing digital fazerem alterações técnicas no seu site, seja no código, no layout ou no conteúdo, para que as informações fiquem mais “agradáveis” aos mecanismos de busca, como o Google. Como resultado disso você pode ganhar algumas posições nas pesquisas pelas principais palavras-chave.
4. Planejamento estratégico
Antes de aplicar as ações de marketing propriamente ditas, como a sua empresa define quais são as que apresentam a melhor relação custo-benefício? A análise de dados e o planejamento estratégico são também funções dos especialistas em marketing digital.
Às agências de marketing digital, como a Nerdweb, cabe elaborar um plano para que o orçamento do cliente possa ser investido da melhor maneira, contemplando ações que impactem de forma significativa no público-alvo definido, aumentando o retorno em função do investimento.
5. Monitoramento de redes sociais
Além da divulgação de conteúdo em redes sociais, uma das tarefas importantes do marketing digital é o monitoramento de resultados. Os usuários interagem 24 horas por dia com as suas páginas e perfis e é preciso responder a esse público de forma adequada – muitas vendas nascem a partir desses canais.
Assim, é fundamental que os executores da estratégia estejam alinhados com o perfil da empresa. Quanto maior for a agilidade e a assertividade das informações, maiores são as chances de fidelizar o usuário e transformá-lo em cliente – seja ele digital ou físico.
6. E-mail marketing
Entre as estratégias de Inbound Marketing, o uso do e-mail marketing, quando disparado para uma base qualificada, é uma das ferramentas que apresentam as melhores taxas de retorno.
Criar as condições de otimização dessa base e encontrar a linguagem mais adequada para dialogar com o cliente são também papeis do marketing digital. É parte da estratégia de marketing compreender em que momentos esse disparo é válido bem como a frequência e os assuntos que serão abordados.
Fonte: NerdWeb
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