Quanto tempo você passa conectado hoje em dia? Seja via celular, no computador ou na TV, durante a maior parte do tempo estamos recebendo informações online, de tal forma que o marketing digital assumiu um papel fundamental na estratégia das empresas.
Somente no Brasil são mais de 120 milhões de pessoas conectadas e ainda que a sua empresa concentre a atuação no mundo físico, ainda assim precisa estar presente no mundo virtual. Para estabelecer novas relações de negócios e ampliar seus horizontes, é fundamental atuar nas redes sociais e nos locais em que o seu público está.
Razões não faltam para que você inclua o marketing digital na sua estratégia. Aqui, listamos algumas delas para que você compreenda a importância de se fazer presente desta forma no mercado, seja lá qual for o seu segmento de atuação.
1. Não ser encontrado online é quase como não existir
Há algumas décadas, quando uma empresa era aberta, ela precisava ter um número de telefone. Sem isso a companhia não aparecia na lista telefônica, que era onde as pessoas iam para procurar empresas quando precisavam de um produto ou serviço.
Depois foi a vez do Google. Ter alguma presença online era (e ainda é) fundamental para ser encontrado pelo buscador. Hoje, podemos dizer que o mesmo conceito se aplica às redes sociais. Sua empresa não precisa ter uma atuação forte em todas elas, mas precisa estar bem colocada naquelas em que o seu público-alvo está.
Por mais que as transações não sejam feitas por ali, é a partir daquilo que as pessoas veem nas redes sociais que elas tomam decisões de onde ir ou buscar mais informações. Não estar presente por lá, muitas vezes, significa que sua empresa nem sequer será considerada nas pesquisas.
2. É importante se tornar referência em um assunto
Como você gostaria que o público visse a sua empresa? Toda companhia tem uma imagem externa, seja ela projetada ou considerada pelo público. Há empresas com forte atuação em responsabilidade social, por exemplo, enquanto outras fazem ações em prol do meio ambiente.
Boa parte da imagem da sua empresa é definida pelas ações digitais que você faz. A partir do momento que a sua marca é associada a um determinado assunto com maior frequência, o público subentende que seus profissionais são especializados no assunto. Em outras palavras, você se torna referência.
Em um primeiro momento pode ser que isso não resulte em um aumento direto em vendas, mas certamente será muito benéfico em médio e longo prazo para a formação de clientela da sua companhia.
3. Ser assertivo é mais econômico e traz mais resultados
Uma das principais vantagens de trabalhar em parceria com uma agência de marketing digital é que as suas ações passam a ser dirigidas para um público qualificado. Em vez de “atirar para todos os lados”, você passa a agir de forma mais assertiva, considerando as características do público-alvo que deseja atingir.
No mundo online é muito mais fácil rastrear o comportamento dos consumidores, de maneira que se torna mais simples saber exatamente com que tipo de público se está dialogando. As ações requerem um investimento menor, mas em contrapartida apresentam um retorno maior.
Nesse cenário, quantidade não é sinônimo de qualidade e com boas estratégias é possível investir menos e obter mais resultados.
4. A análise de dados é uma ferramenta poderosa
A partir do momento que você se utiliza dados e estatísticas para tomar decisões, aumenta as chances de fazer com que elas sejam acertadas. Em se tratando de marketing digital, as possibilidades são inúmeras: praticamente tudo é passível de ser metrificado.
Após obter relatórios de índices relacionados aos seus consumidores, em conjunto com especialistas em marketing digital, fica mais fácil elaborar estratégias que atinjam exatamente os objetivos esperados. Da mesma maneira, se for preciso mudar a rota no meio do caminho, também há tempo hábil para se fazer as devidas correções.
Essa flexibilidade torna as campanhas digitais muito mais atrativas e eficientes. Depois de se acostumar a tomar decisões mais embasadas, certamente você não vai querer seguir outro caminho.
5. O marketing digital é uma opção democrática de investimento
Se a sua empresa é de pequeno ou médio porte, é bem provável que fazer anúncios na TV ou em jornais de grande circulação seja algo fora do seu orçamento. Mesmo mídia exterior, como outdoors e painéis têm um custo alto quando falamos de ações contínuas ao longo de vários meses.
O marketing digital é a forma mais democrática que existe para o anunciante. Em muitos casos, basta apenas R$ 10 para começar. É claro que uma boa campanha não será feita apenas com esse valor, mas esse é um indicativo de como é simples investir em mídia digital.
Com o auxílio de especialistas em marketing digital, torna-se possível escolher os melhores canais para valorizar o seu investimento, proporcionando o maior retorno possível de acordo com os seus objetivos.
Fonte: Sambatech