Como funciona a convergência

convergencia

De que forma a convergência dos meios proporciona resultados positivos?

Os meios de comunicação estão aderindo ao desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação para poder se adaptar a internet, consiste em usar este suporte como canal para distribuição de seu produto.

Os meios de comunicação tradicionais, jornal, revista, rádio, televisão, mídia impressa em pequenos e grandes formatos, somadas às ações específicas, contam agora com o apoio da mídia digital, que incorpora todas as mídias tradicionais, pois reproduz áudio, vídeo, a arte impressa e possibilita ainda ações no âmbito digital voltada para os usuários.

A internet provou uma mudança no pensamento e nas atitudes das pessoas, causando um novo padrão de pensamento. As demais mídias também sofreram uma mudança significativa com a chegada da mídia digital: o caderno de classificados dos jornais foi drásticamente reduzido, jornais e revistas tiveram desenvolvidas as suas versões digitais e o formato de produção de vídeo mudou também, aumentando o número de produções com animação para reprodução nas redes, lives e directs que são feitos e/ou transmitidos em tempo real por quem comunica seja uma ideia, um produto ou serviço.

Surgem os termos “on” e “off” para diferenciar mídia digital da impressa e a verba necessária para campanhas também mudou. Mas a utilização das mídias de forma desordenada, sem objetivo ou estratégia, pode acarretar prejuízo e resultado zero. Para convergir as mídias de maneira eficiente deve-se fazer uma análise de informações a fim de compreender, direcionar e planejar estratégias onde as soluções a serem veiculadas possam ser todas adaptadas para internet. Seguir o mesmo padrão visual e de comunicação, utilizando para cada meio a linguagem adequada buscando a integração e lembrando que apesar de todos os formatos e meios podem, e devem ser adaptados para o meio digital, todas devem ser o complemento uma da outra.